(31) 3892-6950 - 3611-5536     |       (31) 9 8686-6951     |       contato@zeusti.com.br        

Super User

Super User

Quarta, 17 Outubro 2018 14:40

3 motivos para modernizar a sua empresa

Com todas as tecnologias presentes atualmente, modernizar a sua empresa é um processo que mais cedo ou mais tarde você terá que pensar.

Muitos empresários ainda pensam que o sucesso está relacionado aos processos manuais e ultrapassados, porém este pensamento é facilmente contestado com os bons resultados que a modernização traz aos estabelecimentos.

Se você ainda está com o pé atrás em relação a modernizar sua empresa, veja os 3 motivos de contar com processos mais modernos.

Conheça os 3 principais motivos para modernizar a sua empresa

1. Aumento da produtividade

A tecnologia existe para facilitar processos diários da sociedade e nas empresas não é diferente.

Com a adoção de processos mais modernos, muitas operações são otimizadas, aumentando a produtividade dos profissionais e gerando maior rentabilidade ao negócio.

Vamos usar como exemplo a atividade do empresário, o gestor da empresa. Contar com ferramentas modernas para auxiliar na gestão da empresa permite que o gestor consiga administrar de maneira mais eficiente e otimizada toda operação do negócio.

Contando com essas ferramentas é possível ter acesso às informações do negócio em tempo real, favorecendo a tomada de decisões e a criação de ações para evitar crises e reduzir custos.

2. Redução de custos

Além de conseguir otimizar a produção do negócio, ao modernizar a sua empresa é possível ainda reduzir custos desnecessários. Para dar um exemplo vamos usar a obrigação de registro da jornada de trabalho:

Utilizando um relógio de ponto biométrico para o registro da jornada de trabalho dos profissionais que atuam no seu negócio, você garante o cumprimento de todas as leis trabalhistas e ainda assegura que haverá um comprovante para servir de prova em casos de ações trabalhistas.

Dessa forma você evita custos derivados de multas por conta da não marcação de ponto e também evita que sua empresa sofra com os custos de ações trabalhistas.

Outra vantagem que está relacionada com a redução de custo tem a ver com a manutenção em sistemas e ferramentas ultrapassadas.

Se um equipamento antigo apresentou algum defeito como garantir o reparo? Máquinas novas demandam menos manutenções, tempo e recursos para seu funcionamento.

3. Maior segurança

Umas das grandes preocupações de toda sociedade atualmente é a segurança. Ao modernizar sua empresa você garante maior proteção ao seu estabelecimento.

Quer ver um exemplo prático? Pense na preocupação que você tem em garantir que apenas pessoas autorizadas tenham acesso à sua empresa ou em determinados setores, como cofres. Algumas tecnologias ajudam a aumentar a segurança e a impedir que invasões e outros problemas.

Contar com um sistema de controle de acesso facial para identificar quem entra e garantir o acesso apenas de pessoas autorizadas é uma forma de começar a modernizar sua empresa. Os resultados serão percebidos rapidamente, afinal você terá certeza que sua organização estará segura.

Conclusão

Se você ainda prefere manter as tradições não é preciso modernizar sua empresa toda de uma vez, comece pelas partes mais importantes.

Áreas que envolvem a segurança, por exemplo, são atividades que com a ajuda de novas tecnologias são melhoradas, aumentando assim a proteção ao seu estabelecimento.

Modernizar a sua empresa é abrir as portas para o futuro, estabelecendo um caminho para o sucesso dos resultados e evitando que problemas atrapalhem o crescimento do seu negócio.

 

Compartilhe nas redes sociais:

Reduzir custos é uma preocupação e objetivo de todos empresários e gestores. São várias rotinas e ferramentas que ajudam a alcançar este resultado, dependendo do setor da empresa.

Entretanto o relógio de ponto biométrico é um equipamento que pode ajudar qualquer organização no processo de redução de custos.

Relógio de ponto biométrico ajuda a melhorar a produtividade da equipe

Quando há a identificação de entrada e saída dos trabalhadores por meio de um relógio de ponto biométrico é possível analisar melhor a jornada de trabalho dos profissionais da sua empresa e fazer um comparativo com o rendimento geral de todos.

Assim, é possível criar ações para evitar períodos ociosos e evitar perda de tempo com identificação e registro manual da jornada de trabalho.

Além disso, esse controle é importante para que ocorra a melhor administração do tempo por parte dos próprios colaboradores.

Afinal, sabendo que o processo de marcação de horas é realizado da forma correta, o espaço para procrastinação é reduzido, aumentando assim a produtividade e reduzindo os prejuízos da empresa com baixo rendimento.

Redução de multas trabalhistas

Um dos principais pontos onde há a redução de custos por conta do relógio biométrico é na parte de controle da jornada trabalhada e horas extras.

Sem a marcação eletrônica da entrada e saída de funcionários, as empresas constantemente são alvos de ações no Ministério do Trabalho, de colaboradores que exigem o pagamento de horas extras que não foram contabilizadas corretamente.

Com a utilização do relógio de ponto biométrico, as empresas não correm mais esse risco. A marcação é feita de forma segura e de acordo com identificação do profissional, tornando impossível qualquer fraude.

Assim, não há campo para questionamentos e ações que geram multas e custos altos para a empresa.

Controle da jornada de trabalho

Além dos problemas judiciais, o controle da jornada de trabalho também é fundamental para reduzir custos em empresas.

Garantir que os horários de entradas e saídas dos profissionais sejam contabilizados de maneira correta é garantir que ao final do mês o pagamento seja correspondente ao que foi trabalhado por cada um, contabilizando descontos e horas extras acertadamente.

Ainda falando sobre as horas extras, o relógio de ponto biométrico garante um controle perfeito. Evitando que sejam contabilizadas de forma errada, evitando pagamentos incorretos e custos indevidos para a organização.

Relógio de ponto biométrico assegura segurança e previne contra prejuízos

Com relação à segurança, é importante valorizar que o relógio de ponto biométrico é a melhor ferramenta para proteger os dados dos empregados e do empregador.

A ferramenta reduz a possibilidade de fraudes, gerando confiança para a marcação de horas e controle da jornada de trabalho.

O equipamento também assegura que as informações da jornada de trabalho dos colaboradores sejam salvas em um sistema, impedindo que aconteça perda de papéis ou documentos usados em uma comprovação.

Conclusão

Esses pontos devem ser avaliados com calma pelo empresário. Entender sobre os custos futuros de determinadas ações é algo que deve ser avaliado na hora de definir o custo-benefício de um investimento.

Contar com o relógio de ponto biométrico é importante para que a empresa não sofra com ações trabalhistas ou com autuações por parte da fiscalização, devido ao não cumprimento da lei que determina a obrigatoriedade da marcação da jornada de trabalho.

Além disso, reduzirá o custo da operação de gestão de pessoas e gestão de equipes, possibilitando que recursos sejam investidos em outras áreas, como no crescimento da empresa.

 

Compartilhe nas redes sociais:

A ação de bater o ponto faz parte da rotina de grande parte dos profissionais empregados em estabelecimentos no Brasil. A marcação da jornada é uma obrigação prevista na CLT e compete ao empregador, fiscalizar e fornecer instrumentos para que seja possível essa marcação.

Porém, o que deve ser feito quando o profissional esquecer de bater o ponto? Este questionamento faz parte do cotidiano de alguns gestores e empresários que não sabem qual ação deve ser executada para que a jornada de trabalho seja sinalizada corretamente.

Antes de sabermos o que deve ser feito é preciso lembrar sobre as consequências da não marcação da jornada de trabalho.

O que acontece se o colaborador não bater o ponto:

Por lei, todo estabelecimento que conta com mais de 10 trabalhadores em seu quadro é obrigado a anotar a entrada e saída de cada um, seja de forma manual, eletrônica ou mecânica.

A marcação do ponto é fundamental para a comprovação do período trabalhado, além disso é por meio desse processo que deve ser contabilizada as horas extras e descontos referentes à faltas ou atrasos de profissionais.

Se um colaborador esquecer de bater o ponto e você, como empregador, não executar nenhuma ação para sinalizar, estará correndo alguns riscos.

Os principais envolvem o pagamento de multas, afinal a marcação de ponto é um dos critérios avaliados durante uma fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego, outro risco é a incapacidade de provar que esteja correto em ações trabalhistas, afinal o comprovante de ponto serve como prova.

Mas afinal, o que fazer quando um colaborador esquece de bater o ponto?

A principal maneira de garantir que a marcação do ponto aconteça, mesmo quando o profissional esquecer de colocar sua digital no relógio de ponto biométrico é implantar um processo de marcação manual para estes casos.

No momento em que foi detectado que o colaborador esqueceu de bater o ponto é preciso que o responsável pela gestão de pessoas da empresa realize a marcação manual no Software For Time Flex Web.

Para que essa marcação manual ocorra de forma controlada e correta, é preciso que a empresa crie um documento para formalizar todos os quesitos do processo. Algumas informações que devem aparecer neste documento:

- Horários corretos;

- Data do ocorrido;

- Motivo para a falta do registro (justificativa);

Assinatura do colaborador

Este documento irá comprovar que a jornada de trabalho do empregado foi registrada naquele dia, mesmo tendo ele esquecido de bater o ponto. Assim, essa será a prova do empregador em eventuais fiscalizações ou em casos de reivindicações do profissional.

Deixar de bater o ponto não é uma alternativa

Vale a pena ressaltar que a responsabilidade sobre o registro da jornada de trabalho é totalmente do empregador. Em casos de ações trabalhistas, o ônus da prova sempre fica com o empregado, ou seja, cabe à empresa provar que ela cumpre todas as normas.

Portanto é preciso ter bastante cuidado e controlar de perto como é feito este registro. Uma solução para evitar problemas é deixar claro que ao não bater o ponto o colaborador irá receber uma advertência, dividindo assim a responsabilidade entre empregador e trabalhador.

Implantar e ter conhecimento sobre a marcação de ponto manual direto no software do relógio é importante para você assegurar o cumprimento das leis e garantir que sua empresa não sofra com multas ou com ações trabalhistas, além de evitar que você realize cálculo de horas extras e realize descontos indevidos.

 

Compartilhe nas redes sociais:
Terça, 16 Outubro 2018 18:13

Relógio de Ponto REP IDX

Compartilhe nas redes sociais:
Terça, 16 Outubro 2018 18:13

Relógio de Ponto REP IDX

Compartilhe nas redes sociais:
Terça, 16 Outubro 2018 18:13

Relógio de Ponto REP IDX

Compartilhe nas redes sociais:
Terça, 16 Outubro 2018 18:13

Relógio de Ponto REP IDX

Compartilhe nas redes sociais:
Terça, 16 Outubro 2018 18:13

Relógio de Ponto REP IDX

Compartilhe nas redes sociais:
Terça, 16 Outubro 2018 18:13

Relógio de Ponto REP IDX

Compartilhe nas redes sociais:
Terça, 16 Outubro 2018 18:13

Relógio de Ponto REP IDX

Compartilhe nas redes sociais:
Pagina 1 de 2

Dados de Contato

  Rua Arthur Bernardes, 132 Loja 53 (Shopping Calçadão) - Viçosa/ MG

  (31) 3892-6950

  (31) 3611-5536

  (31) 9 8686-6951

  contato@zeusti.com.br

Formulário Contato